Sei que já falei trocentas vezes aqui no blog que eu tenho muita dificuldade em encontrar óleos vegetais puros, e por isso eu estou sempre pesquisando como fazer meus óleos em casa. Mas porque eu sempre repito isso? Bom, no começo eu ficava muito chateada e aborrecida com o fato de não encontrar óleos diferentes (eu só usava óleo de palma e azeite de oliva), porque eu via o pessoal comentando que usou isso ou aquilo, e eu queria experimentar, mas não dava porque aqui eu não encontrava (continuo sem encontrar) óleo vegetal puro. Tinha sempre óleo mineral misturado. Mas daí eu comecei a investigar e descobri que eu posso fazer meus próprios óleos. Então, não existe desculpa do tipo: "não uso porque onde moro não tem". Se não tem a gente faz! Certo?!
Então, vamos lá?
Acho que vocês já ouviram que o alho combate a queda capilar e fortalece o cabelo. E como o meu cabelo caiu muito no pós parto (fiquei careca na parte de frente), eu preciso usar tônicos fortalecedores, porque a situação tá péssima!!! Sem contar que começaram a nascer novos fios, e o cabelo fica arrepiado e desigual. O melhor é usar solto ou usar lenços até ele crescer um pouco na parte da frente. Enfim, devido a toda essa situação, resolvi experimentar o óleo de alho. Eu fiz da seguinte maneira:
Piquei 6 dentes de alho e acrescentei 100 ml de azeite de oliva (dê preferência ao extra virgem). E deixei repousar por 1 semana (se quiser, deixe repousar por mais tempo).
E usei para fazer umectação e massagear o couro cabeludo. Lembrando que eu era super do contra em aplicar óleos diretamente no couro cabeludo. Porque eu achava que aquilo não ia dar certo, que eu teria caspa e outras coisas. Mas resolvi experimentar e deu super certo! Eu fazia na parte da manhã, deixava 3 horas e depois lavava normalmente. Eu fazia duas lavagens, pra tirar bem o excesso de óleo. Fiz isso durante 3 semanas seguidas, uma vez por semana. Sobrou um pouquinho de óleo, e vou usar para fazer uma nutrição.
Pra facilitar a aplicação do óleo no couro cabeludo eu aproveitei o frasco do tônico de alho da gota dourada. Se você tiver um frasco desse em casa, a aplicação fica mais fácil.
Depois que lavei meu cabelo, o cheiro de alho saiu completamente. O óleo tem um cheiro um pouco forte, mas não é nada insuportável.
Senti meu cabelo mais bonito, mais nutrido e fortificado. Com certeza farei esse óleo mais vezes, porque o resultado foi satisfatório.
Se você tem caspa ou seborreia, eu não aconselho a usar o óleo no couro cabeludo.
E guarde o óleo na geladeira. Foi assim que eu fiz, e eu acredito que seja o mais indicado.
É isso pessoal! Mais uma dica de óleo vegetal!!!
interessante carina!
ResponderExcluirolha eu fiz parecido mas foi com cenoura. ralei a cenoura e numa frigideira "fritei" com azeite em lume brando. óptimo para umectação! bjs!
negradorada.blospot.com
Olá Elisandra! O óleo de cenoura é ótimo! Tbm já usei algumas vezes.
ResponderExcluirola Carina,
ResponderExcluirolha minha linda ca em Angola ja encontras todos oleos vegetais no Celeiro
Carina, no chamavo tambem tem uma loja onde era a geladaria no reis do chão.. tem tb o oleo de ricino jamaicano preto e varios outros produtos de linhas amaricanas mto conhecida pelas blogueiras Brasileiras
ResponderExcluirOlá Kiry! Eu não vivo em Luanda. Não conheço muito bem, pois fui a Luanda poucas vezes. Há possibilidade de comprar online?
ExcluirE na província onde vivo é muito difícil encontrar óleos vegetais. Até mesmo semente de linhaça nunca encontrei, trouxe do Brasil.
Excluir