expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Será que eu consigo aderir ao Low poo/ no poo?



Olá!!!

Esse post é mais um "bate papo", sobre as técnicas de low poo/ no poo. Aliás, eu tava lendo meus posts no ínicio do blog sobre low/ no poo e cowash, e hoje eu consigo perceber como eu fui superficial, porque apesar de esta sempre lendo e pesquisando, eu tenho muitas e muitas dúvidas sobre o assunto, e a leitura desses posts não tiram dúvida alguma.

Eu já falei 1 milhão de vezes aqui no blog que eu gostaria muito de praticar no/ low poo, mas aqui onde moro é super difícil encontrar produtos liberados, e os importados livre de substâncias proibidas, custam os "olhos da cara".

Bom, como já falei, eu tenho muitas dúvidas sobre a técnica, são muitos nomes, é muita coisa pra aprender. É necessário ler bastante! E eu sempre me baseava na lista abaixo:

Silicones Solúveis em água: (ou seja, podem ser usados)
* Dimethicone Copolyol
* Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane
* Lauryl methicone copolyol
* Amodimethicone (e) Trideceth-12 ou 6 (e) Cetrimonium Chloride, é importante observar a presença dos 3 ingredientes na mesma composição e eles não precisam estar escritos sem sequência.
* PEG-33 (e) PEG-8 Dimethicone (e) PEG-14, presentes na mesma fórmula, não precisam estar em sequência.
* PEG-7 Amodimethicone
* Dimethicone PEG-8 Phosphate
* Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate
* Dimethicone PEG-8 Adipate,
* Dimethicone PEG-8 Benzoate,
* Dimethicone PEG-7 Phosphate,
* Dimethicone PEG-10 Phosphate,
* Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, uii
* Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate,
* Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate,
* PEG-3 Dimethicone,
* PEG-7 Dimethicone,
* PEG-8 Dimethicone,
* PEG-9 Dimethicone,
* PEG-10 Dimethicone,
* PEG-12 Dimethicone,
* PEG-14 Dimethicone,
* PEG-17 Dimethicone,
* PEG/PPG-3/10 Dimethicone,
* PEG/PPG-4/12 Dimethicone,
* PEG/PPG-6/11 Dimethicone,
* PEG/PPG-8/14 Dimethicone,
* PEG/PPG-14/4 Dimethicone,
* PEG/PPG-15/15 Dimethicone,
* PEG/PPG-16/2 Dimethicone,
* PEG/PPG-17/18 Dimethicone,
* PEG/PPG-18/18 Dimethicone,
* PEG/PPG-19/19 Dimethicone,
* PEG/PPG-20/6 Dimethicone,
* PEG/PPG-20/15 Dimethicone,
* PEG/PPG-20/20 Dimethicone,
* PEG/PPG-20/23 Dimethicone,
* PEG/PPG-20/29 Dimethicone,
* PEG/PPG-22/23 Dimethicone,
* PEG/PPG-22/24 Dimethicone,
* PEG/PPG-23/6 Dimethicone,
* PEG/PPG-25/25 Dimethicone,
* PEG/PPG-27/27 Dimethicone,

Silicones NÃO solúveis em água:(aqueles que deve ser abolidos)


* Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho)
* Cetearyl methicone
* Cetyl Dimethicone
* Cyclomethicone
* Cyclopentasiloxane
* Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
* Dimethiconol
* Stearyl Dimethicone
* Trimethylsilylamodimethicone
* Simethicone
* Polydimethylsiloxane
* Methicone
* Phenyl Trimethicone
* Dimethylpolysiloxane
* OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.

É recomendado também evitar os derivados de petróleo:

* Petrolatum/petrolato
* Mineral Oil/óleo mineral
* Parafinum Liquid/parafina líquida
* Vaselina
Fonte: http://roubarammeurouge.blogspot.com/2010/05/sulfatos-petrolatos-e-silicones.html


E praticamente todo produto que eu comprava tinha silicones não solúveis em água, óleo mineral, petrolatos. Então eu pensava: nunca vou conseguir praticar essas técnicas.

Até que recentemente, eu comecei a ler mais, entrei para um grupo onde conversamos sobre as técnicas, produtos liberados e proibidos, e a partir daí muita coisa foi se esclarecendo.

Pelo que pude perceber (se eu estiver errada, me digam, por favor), ocorreu uma mudança na técnica, e alguns silicones que antes eram "proibidos", foram liberados para o low poo.

Para lembrar:

  • No poo: deixa-se de usar shampoo. A lavagem dos fios e do couro cabeludo, é feita com cremes lavantes ou condicionadores, que são completamente LIVRES de óleo mineral, parafina líquida, vaselina, petrolatos e silicones.  Algumas pessoas optam por lavar o cabelo com bicarbonato + água morna, condicionador + limão, vinagre de maçã + água ou vinagre de maçã + condicionador.
E o cabelo fica limpo?

Sim. Porque você vai usar produtos que possuam apenas silicones solúveis, e que podem ser removidos do cabelo com facilidade, usando apenas um condicionador/ creme lavante ou as misturinhas que eu citei acima.


  • Low poo: Usamos shampoos que não possuam sulfatos. 

E porque alguns silicones foram liberados para low poo?

Porque os shampoos sem sulfatos são capazes de remover tais silicones.

Depois de muito ler, e de conversar e trocar idéias com outras meninas que praticam low/ no poo, eu pude perceber que eu consigo aderir ao low poo, porém vou me restringir muito em relação aos produtos. Até tenho alguns produtos que são liberados para a técnica, só me falta o shampoo. Ainda estou investigando, mas acredito que eu tenho um que seja liberado.

A verdade é que eu estou aprendendo aos poucos, é bastante informação pra ser absorvida de uma só vez. Eu também tenho alguns produtos com óleo mineral/ petrolatos/ shampoos com sulfatos, então primeiro vou usa-los, e quando acabar vou TENTAR iniciar o low poo.

O que aconselho a todas as pessoas que querem iniciar o low poo/ no poo, é que participem de fóruns, entrem em grupos do facebook, porque só assim vocês vão conseguir entender melhor como funciona essas técnicas. Ler listas na internet ajuda, mas nada se compara a poder trocar idéias com outras pessoas.

Como eu já disse, eu tenho dúvidas sobre o assunto, eu não domino tais técnicas, se alguém discordar de qualquer coisa que eu falei, pode deixar nos comentários. Se tiverem algo a acrescentar, também deixem nos comentários. Será ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!