expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 3 de junho de 2014

Saiba como cuidar dos cabelos crespos e cacheados das crianças



Esse post foi feito especialmente para nós que somos mães/ pais de princesas e príncipes crespos e cacheados!

De vez em quando bate aquela dúvida de como cuidar do cabelo do meu filho (que é crespo, e bem semelhante ao meu), e olha que eu estou sempre pesquisando, lendo, investigando tudo que é relacionado a cabelo. Imaginem então mães/ pais que não sabem nada sobre o assunto.

Vejo muitas mães que têm cabelo liso (e até mesmo mães de cabelo crespo) que não sabem como cuidar do cabelo crespo e cacheado de seus pequenos, e por conta disso acabam relaxando e alisando o cabelo de suas crianças. O que é extremamente perigoso, já que pode desencadear uma reação alérgica, e até mesmo uma intoxicação. Nada de produtos químicos nas nossas crianças!

Por isso resolvi fazer este post, e mostrar os produtos que eu uso nos meus filhos, e dar algumas dicas.

Vamos lá?

Evite produtos que possuam sulfatos, óleo mineral, parafina líquida e petrolatos. Observe se na composição do produto vem as seguintes palavras: propylparaben, methylparaben e butylparaben (propilparabeno, metilparabeno e butilparabeno).  Essas substâncias são usadas para conservar shampoos, condicionadores e cremes, impedindo a proliferação de microrganismos e assim a contaminação dos produtos. Porém, alguns estudos indicam que os parabenos podem causar câncer. Acredito que a percentagem presente nos cosméticos não seja capaz de nos afetar a esse ponto. E uso produtos que possuem parabenos, quando não encontro um que não possua. Mas se puder evitar, evite.

A verdade é que é muito difícil encontrar produtos que sejam totalmente livres dessas substâncias. As vezes um shampoo não possui sulfato, mas possui parabenos. Um condicionador pode não ter parabenos, mas possui óleo mineral.

Eu não uso produtos liberados para no poo/ low poo, simplesmente porque eu não encontro! Mas procuro optar por substâncias naturais sempre que posso.

Shampoo: eu uso Johnson's Baby e Lauroderme. Os produtos da Jhonson's baby são fabricados em diversos países: África do Sul, Brasil, Espanha, Portugal, Grécia, Itália, entre outros. Já os produtos da Lauroderme são produzidos na Itália, e comercializados em Portugal (pelo menos os que eu compro para os meus filhos).




Condicionador: Condicionador infantil é uma coisa difícil de se encontrar aqui onde eu moro. Eu só encontro da Johnson's Baby, e quando encontro! Porque só vende em uma farmácia, e quando chega desaparece num instante! Não possui sulfatos e parabenos, mas possui o Dimethicone, que é um silicone NÃO solúvel em água.



Creme para pentear: eu uso o de manteiga de karité da Skala. Ele é livre dessas substâncias "proibidas". Muitas mães usam o Yamasterol, pois ele também é livre de tais substâncias. Infelizmente eu não tenho acesso, mas quero muito experimentar.



Agora vamos a minha rotina de cuidados com o cabelo do meu filho:

Eu só lavo o cabelo do meu filho com shampoo uma vez por semana. E antes de lavar passo um óleo vegetal (óleo de cenoura ou azeite de oliva extra virgem), deixo por 2 horas ou mais, e lavo. Depois passo o condicionador, e enxaguo. E finalizo com o creme para pentear citado acima.

Durante a semana eu faço "co-wash" (e está entre aspas porque o condicionador deveria ser livre de silicones não solúveis em água, mas o que eu uso possui o Dimethicone), e depois uso o creme para pentear. Se eu "sentir" que o cabelo dele está um pouco ressecado, eu coloco umas gotinhas de óleo vegetal na palma da mão e espalho pelo cabelo.

Uma ótima opção para finalizar o cabelo dos nossos pequenos é usar o gel de linhaça ou o gel de aveia, já que é algo natural e que você pode fazer em casa.

Não faço hidratações, nem nutrições ou reconstruções, porque ele é muito pequeno e não tem necessidade.

Dica: Nunca desembarace o cabelo do seu pequeno/ pequena, quando estiver seco. Além de quebrar os fios, pode ser doloroso para a criança. Opte por um corte em camadas, para valorizar os cachinhos do seu filho/ filha. Nada de corte reto! Procure sempre usar produtos específicos para crianças, e que possuam ingredientes nutritivos (óleos e manteigas vegetais). Na hora de pentear use sempre um pente com dentes largos. Se o cabelo não estiver muito embaraçado, dá pra pentear até com os dedos.

Não vou indicar nenhum produto infantil, porque eu só indico os produtos que eu já usei, e assim posso dar minha opinião sem problemas.

Se ficou qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Espero que tenham gostado!
_______________________________________________________________________________

Retificação: Dimethicone é um silicone NÃO solúvel  em água, mas é liberado para o low poo. Pode ser removido com shampoos sem sulfato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!