expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cronograma capilar: tirando dúvidas



Se você é uma daquelas pessoas que está sempre lendo, pesquisando tudo que é relacionado a cabelos, certamente já leu ou ouviu essa palavra em algum lugar.

Mas afinal de contas o que é esse tão falado Cronograma capilar?!

Muitas vezes, você usa aquela máscara caríssima, e as pessoas estão sempre falando que ela faz maravilhas, mas o seu cabelo continua uó!  Ou então, você está sempre tratando dele, cuidando religiosamente, e nunca vê resultados positivos. Porque será?

O que pode está acontecendo é que você está cuidando do seu cabelo de maneira errada. Como assim???

Talvez o seu cabelo está precisando de uma nutrição, e você faz somente hidratações. Ou ele pode está suplicando por uma reconstrução, e você está sempre entupindo o pobrezinho de óleos!

É por isso que você cuida, cuida, cuida e nunca vê resultados! É necessário observar o cabelo, tocar, e vê o que ele está pedindo naquele momento. Pode parecer complicado no início, mas conforme você vai cuidando do seu cabelo, vocês (você e o seu cabelo) criam intimidade (isso existe?! Pra mim existe!!! :D) e aí fica fácil cuidar das madeixas.

Para que o nosso cabelo responda aos tratamentos de forma adequada, é necessário seguir certas etapas, que são fundamentais.

São elas:

Hidratação: devemos usar máscaras hidratantes, para fazer a reposição hídrica (reposição de água nos fios).  Máscaras hidratantes são aquelas que possuem Aloe Vera, vitaminas, extratos de frutas e plantas, pantenol e glicerina. Como resultado você terá um cabelo mais macio e suave.

Nutrição: nesta etapa usamos máscaras ricas em óleos e manteigas vegetais, para fazer a reposição lipídica (reposição de óleos nos fios). Como exemplo de componentes presentes em máscaras nutritivas posso citar óleo de girassol, óleo de argan, manteiga de karité e manteiga de cacau. Isso são apenas alguns exemplos. Existe uma imensa variedade de óleos e manteigas vegetais. É através da nutrição que retemos a água no fios, assim conseguimos um cabelo hidratado por mais tempo.

Reconstrução: o objetivo desta etapa é repor proteínas nos fios. Se o seu cabelo esta poroso e elástico, é de reconstrução que ele precisa. Então invista em máscaras que possuam queratina, arginina e colágeno. Fazendo reconstruções você obterá um cabelo mais forte e resistente. Lembrando: a reconstrução deve ser feita apenas uma vez por mês (se o seu cabelo for  natural, livre de químicas). Se o seu cabelo está muito danificado devido a processos químicos (relaxamentos e alisamentos) ou mecânicos (escova e chapinha) faça a reconstrução no máximo de 15 em 15 dias. Não mais que isso, pois excesso de proteína pode causar a quebra dos fios e deixa-los ásperos e rígidos.

E agora entra (de fato) o tão famoso cronograma capilar! Vou descrever o cronograma oficial, que é o mais utilizado, e serve para quem lava o cabelo 3 vezes por semana.

1ª semana:
  • Hidratação
  • Hidratação
  • Nutrição
2ª semana:
  • Hidratação
  • Hidratação
  • Nutrição
3ª semana:
  • Hidratação
  • Hidratação
  • Reconstrução
4ª semana:
  • Hidratação
  • Hidratação
  • Nutrição
Devo confessar que não sigo o cronograma capilar à risca. Até porque, tem semanas que lavo o meu cabelo 2 vezes, sendo assim, preciso fazer adaptações. O mais importante é você perceber quais são as necessidades do seu cabelo, e substituir uma etapa por outra quando necessário.

Consegui esclarecer as suas dúvidas?
Espero que sim!
Beijos!!!

3 comentários:

  1. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir
  2. sempre que fizer HNR ,se tem que lavar os cabelos com xampoo anti-residuos?

    ResponderExcluir
  3. Tyfany, não vejo necessidade de usar SEMPRE o shampoo Anti resíduos. Na minha opinião ele agride muito os fios. Antes de fazer low poo eu usava o anti resíduos uma vez por mês ou de 40 a 40 dias, isso porque meu cabelo é seco nas pontas. Se você usa óleo mineral, parafina líquida ou petrolatos, pode usar 1 vez por mês, ou de 15 em 15 dias, dependendo da necessidade do seu cabelo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!