expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 5 de abril de 2014

Minha transição capilar

Olá meninas!

Bom, há muito tempo tenho vontade de escrever um post contando a minha experiência com meu cabelo e minhas transições. Sim, TRANSIÇÕES, porque foram duas.

Como a maioria das meninas crespas/ cacheadas, comecei a usar relaxantes no meu cabelo muito cedo. Pelo que me lembro eu tinha 9 anos. Eu tinha um cabelo comprido, que chegava na cintura, e eu adorava aquele cabelão, mas eu estava sempre com ele preso, pra ser mais específica, eu tava sempre com uma trança.



E esses dias eu perguntei pra minha mãe, o porque dela alisar meu cabelo, e sabe o que ela disse? "filha, você tinha muito cabelo, e na hora de pentear você chorava muito porque dava trabalho pra desembaraçar, então eu comecei a relaxar pra ficar mais fácil." Acredito que o "trabalho pra desembaraçar" era porque ela não sabia como lidar e cuidar do meu cabelo, que é muito diferente do cabelo dela, que é meio ondulado/ meio liso.

Devo confessar que, quando eu tinha o cabelo natural eu não sofria nenhum preconceito. Pelo contrário, as pessoas achavam meu cabelo lindo! (infelizmente não tenho fotos de cabelo solto quando era criança, tá tudo no Brasil) sorry :(

Os apelidos e piadinhas começaram na fase da adolescência (por volta dos 11, 12 anos): era um tal de "cabelo de bombril" que não acabava mais, mesmo com o cabelo relaxado/ alisado.

E eu sempre chorava, e perguntava pra minha mãe: "porque eu não nasci com um cabelo igual ao seu?"

E ela respondia: "você é linda com esse cabelo, o seu cabelo é lindo". Mas eu não me conformava.

E virei uma escrava da chapinha. E quando não passava chapinha, eu saia de casa com o cabelo preso ou encharcado e cheio de creme.






Até que o tempo foi passando, eu resolvi engravidar e com isso decidi parar de fazer os alisamentos e relaxamentos, pois eu tinha medo de prejudicar meu bebe. E assim eu tive o empurrão que precisava para ter meu cabelo natural de volta

E durante a transição eu escovava o cabelo e usava muita chapinha, pra disfarçar a raiz crespa.


(Gente, que horror essas pontas! kkkkkkkk)


Quando meu filho completou 3 meses meu cabelo começou a cair horrores. Fiquei com falhas enormes na parte da frente da cabeça. Daí  eu fui cortando o meu cabelo aos poucos, e devagar fui tirando a parte com química.






(Meu cabelo só estava com as pontas lisas. Faltava pouco pra ter o cabelo natural)

E aí me disseram que se eu cortasse o cabelo bem curtinho ele cairia menos (mais um empurrão para ter o cabelo completamente natural). Até que chegou um ponto em que eu me senti preparada e cortei tudo que tava liso. Nessa foto eu estava 1 ano e 3 meses, longe dos alisantes e relaxantes.




Mas quando eu decidi ter meu cabelo natural eu não conhecia os grupos de apoio que existem no Facebook e no youtube. Eu sabia que queria ser livre das químicas, que queria ser "eu mesma", mas aí começavam os comentários: "seu cabelo tá muito armado". "Você não faz escova porque?" "Não alisa porque?"  "Seu cabelo é mesmo de preto!"  Pois é minha gente, o preconceito não tem fim! E ouvi isso de pessoas negras, que tem cabelo tão quanto ou mais crespo que o meu, porém alisados. Preconceito com as origens, com suas próprias raízes...

E daí eu resolvi usar um relaxante (esse aqui) pra "soltar os cachos".  No começo não deu muita diferença, mas conforme o cabelo ia crescendo eu ia me arrependendo, porque a diferença já dava pra ser notada.




Então eu resolvi: "Vou começar tudo de novo!"



Se vocês olharem com atenção a foto abaixo, a raiz está mais alta e volumosa (cabelo natural)


Ignorem a cara de gestante cansada na reta final da gravidez, kkkkk


E aí foi muito mais fácil, porque eu já conhecia e fazia parte de grupos de apoio ao cabelo crespo/ cacheado, e comentários maldosos e preconceituosos já não me afetavam mais.

E com  1 ano de cabelo natural eu cortei a parte que estava com química. E ficou assim!


Novembro de 2013

E ainda escuto comentários maldosos, do tipo: "olha a brasileira da carapinha dura!" E eu dou uma bela resposta, e fico com a cabeça erguida, porque Deus me fez assim, e eu sou feliz assim, e não tenho que mudar pra agradar ninguém!


E agora meu cabelo está assim!

E não pretendo usar alisantes/ relaxantes! NUNCA MAIS! Me sinto muito orgulhosa quando me olho no espelho e vejo esse cabelo crespo! 

E pra você que quer ter o cabelo natural eu digo: É muito difícil! O que não vai faltar são pessoas querendo te colocar pra baixo, mas você tem que ter foco, e pensar sempre "vai valer a pena!"

É isso meninas, eu sinceramente espero ajudar você, que quer muito ter o cabelo natural, mas ainda não teve coragem de começar a transição.

Beijos!!! E força, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!