expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 6 de março de 2013

Gel de aveia para cabelos crespos e cacheados


Gente, faz muito tempo que não faço nenhum post sobre receita caseira.
Pensando nisso, eu andei experimentando duas receitinhas: O gel de aveia e o óleo de coco caseiro, que será assunto para um próximo post.

Como eu sempre digo, eu tenho uma certa dificuldade em encontrar determinadas coisas aqui onde moro. Uma delas é a linhaça. Uma coisa que é tão comum e barata no Brasil (me lembro que a minha mãe colocava linhaça no leite, no iogurte, na vitamina, blá blá blá) aqui é complicado de se encontrar. E sempre vejo as meninas falando do gel de linhaça, e só fico na vontade, porque até agora não encontrei linhaça aqui.
Porém, nas minhas leituras nos grupos do facebook e blogs para meninas crespas e cacheadas, ouvi falar no tal gel de aveia. Pois bem, aveia é o que não falta na minha casa, por causa do meu pequeno, então resolvi experimentar. Em alguns blogs, vi nas imagens que o gel ficava muito líquido/ ralo, então resolvi fazer mais grossinho.

-Numa panela coloquei 2 colheres de sopa de aveia em flocos e 180 ml de água
-levei ao fogo para engrossar. Quando ficou tipo um “mingau”, eu apaguei o fogo

-depois coei numa peneira fina

-coloquei o gel num recipiente, e guardei na geladeira.

Ficou bem consistente como vocês podem ver na foto:



Usei da seguinte maneira: Fiz umectação, lavei e condicionei o cabelo. Depois usei creme de pentear e fiz fitagem. Em seguida espalhei o gel de aveia na palma da mão (espalhei bem pra não ficar nenhum pedacinho) e fui “amassando” os fios. Fiz isso em todo o cabelo. Esperei secar naturalmente. Como o cabelo ficou “durinho”, então, eu comecei a amassar e a soltar os cachos com cuidado.

O que posso dizer é que eu adorei! O resultado foi muito bom! Os cachos ficaram muito definidos!

A quantidade que eu fiz deu pra dois dias. No segundo dia não lavei. Só umedeci o cabelo, passei creme para pentear e o gel. Gostei do resultado, pois foi o mesmo da primeira vez. O único impasse, foi uns pedacinhos brancos do gel que ficaram no cabelo. Mesmo espalhando bem na palma da mão, os tais “pedacinhos brancos” insistiam em marcar presença, rs. E pra tirar foi bem chatinho.

Então eu resolvi fazer o gel mais ralinho. Coloquei 280 ml de água e 2 colheres de sopa de aveia em flocos.

Levei ao fogo, deixei ferver até formar o tal “mingau”. Depois coei numa peneira fina e guardei na geladeira. E ficou assim:
 
 
Meninas adorei! O resultado no cabelo foi o mesmo da primeira receita, mais aplicação foi muito mais fácil!

A quantidade que eu fiz deu pra 3 dias. Eu usei no dia em que lavei o cabelo e no dia seguinte (no tão famoso e falado day after). No dia seguinte a lavagem umedeci com água e passei o gel de aveia sem creme pra pentear.

E o resultado foi esse (lembrando que o cabelo está completamente seco):
 


Lembrando que o gel deve ser usado no máximo em 3 dias, porque pode estragar. Por isso é indicado fazer pequenas quantidades e guardar sempre na geladeira.
Espero que tenham gostado da dica!

Usem e abusem do gel de aveia, e depois venham falar dos resultados!

Beijos!

17 comentários:

  1. Vou fazer a receita, é muito fácil.

    ResponderExcluir
  2. Vânia é super fácil! Espero que vc goste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina eu sou Angolana e vivo em Angola. vi k vc nao encontra linhaca. mas pode procurar nos supermercados perto das farinhas e graos. boa sorte. Mto bomo teu blog

      Excluir
  3. Gel de aveia? Também vou experimentar, rsrs.
    Carina, seu cabelo é lindo, seus cachos são bem definidos. Lindão!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Sônia! Experimenta, e depois nos diga se vc gostou. bjs!

      Excluir
  4. Nossa ótima dica vou fazer para minha mãe usar e digo qual foi o resultado pra você e sobre os esmaltes que usei na minha unha de oncinha vou deixar aqui nesse comentario!

    Base incolor da risque;
    renda vidrilho da risque;
    black da risque;
    dourado da hits;
    terra da risque.

    beijos gata!!!!

    http://feminicessores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Seu cabelo é maravilhoso! Já tive cachinhos mas a muito tempo faço progressiva e sou "escrava" dela, já que por mais vontade que tenha de deixar o meu cabelo crescer natural, não tenho paciência de esperar porque leva anos. Adorei seu blog, beijinhos. Jess.

    http://jessicakelle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obg Jéssica. Realmente tem que ter paciência e muita vontade de ter os cachos de volta, não é fácil =). Gostei muito do teu blog! =)

    ResponderExcluir
  7. Seus cabelos ficaram lindos, aliás eles são muito bonitos. Vou fazer em casa, gosto destas receitas. Bjs

    www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
  8. que cabelo lindo,adorei essa dica até hoje eu só fazia a de linhaça queeu amooo rsrsrrr bjoss

    http://maniadecachos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sou homem e quando usava moicano, eu usava o gel de linhaça com gel cola ficava dahora, só que de um tempo pra ca comecei a deixa o meu cabelo cresce, ele é liso na raiz e ondulado/cacheado nas pontas! O gel de linhaça ñ ficou do jeito que eu gostava, ai aprendi esse gel de aveia e ficou perfeito! Uso ele e creme pra cachos.. olha como ele fica > https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1394150_153810531495249_1499598117_n.jpg

    ResponderExcluir
  10. Oie Carina! só vi esse post hoje pq estava pesquisando no google pra saber se posso substituir o meu creme de cabelo apenas para o gel d aveia. nao quero usar mais quimicos. sera q posso? beijos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!